quinta-feira, 29 de setembro de 2011

The Dole - New Wave Love

Continuamos na senda de bandas britânicas com um só disco. Vou-me agora debruçar sobre uma que ficou bastante conhecida por terras lusitanas devido à sua inclusão na compilação Business Unusual (da Cherry Red Records – compilação já falada neste forum) - The Dole.

Oriundos de Peterborough (terra não muito dada a bandas punk-rock, antes dos The Dole só tinha conhecimento dos The Now), esta banda começou (imagine-se...) em 1977 e ganhou relativa fama localmente, abrindo para nomes como 999.

Diz-se até que tinha uma groupie que os seguia para todo o lado. Foi sobre essa groupie que foi escrita a música “New Wave Love”, nada mais nada menos que o single da banda. Esta história não faz lembrar nada? (Sex Pistols - “Bodies”).

O tema “New Wave Love” é um clássico do punk/new wave, com direito a inclusão de orgão (aliás, o órgão é mesmo o instrumento que domina nesta música).

O tema, para além do ritmo punk, o órgão que caracteriza a new-wave, tem também um toque mais “dark”, especialmente na melodia de voz.

O vídeo dessa música está aqui:



Quanto ao lado B, tem o extenso nome de “Hungry Men No Longer Steal Sheep But Are There Hanging Judges”. Continua com o órgão presente, mas afasta o lado mais sombrio, assim como o lado mais new-wave, assumindo-se como um tema punk-rock clássico, na linha de uns Stranglers ou de uns Los Reactors.




Resta acrescentar que o single saíu sem capa pela editora The Ultimate Label Records em 1978 e que se encontra no e-bay a preços relativamente acessíveis (entre os 30 e os 50 Euros).

A banda, que novidade, separou-se pouco depois do lançamento deste single.

1 comentário:

  1. Tenho este single, comprado no sitio do costume, mas sem o company sleeve, de Peterborough havia outra banda punk com alguma "relevância" os The Blanks(pre-Destructors). Na linha deste single dos Dole, também há un singles bacanos, The Jerks-"cool"(segundo single), e os The Sods-"No pictures", teclados a mandar forte e feio.

    ResponderEliminar