quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Middle Class - A primeira banda Hardcore?



Em 1976 é formada uma banda na California (em Santa Ana - Orange County) por Jeff Atta, Mike Atta, Mike Patton (não confundir com o outro...) e Bruce Atta.

Estes quatro miúdos começaram a dar concertos em 1977 mesmo no "boom" de bandas de punk californiano, lideradas pelo Germs.

Os concertos eram caóticos (como não poderia deixar de ser na América) e em 1978 a banda consegue lançar o seu primeiro EP. Chamava-se "Out Of Vogue" e era composto por quatro temas com a média de um minuto cada: "Out Of Vogue" e "You Belong" no Lado A e "Situations" e "Insurgence" no Lado B.

Quando se coloca a rodela de plástico no prato e se mete o disco a tocar, não há dúvidas... isto é Hardcore Punk!!

"Out Of Vogue" é um tiro de um minuto, tocado a uma velocidade furiosa e com uma agressividade até então nunca conseguida por mais nenhuma banda. É hoje um clássico.

"You Belong" segue a mesma linha do outro tema do Lado A. Continua a ser Hardcore Punk, menos melódico e mais incisivo. Tal como a malha anterior... um minuto apenas.

Quando viramos para o Lado B, começamos logo com um excelente tema punk-rock... "Situations" é o típico punk americano à Misfits e Germs, mais cru sem grandes produções. Mas um bom tema punk no entanto.

Por fim, "Insurgence" é mais um tema de um minuto de Hardcore frenético que mais tarde iria ser imagem de marca um pouco por toda a América.

A banda começou em 1976 e lançou este EP em 1978, sendo por isso considerada ainda hoje a primeira banda hardcore de sempre.

Podem ouvir todo o EP aqui neste vídeo disponibilizado no youtube:



Os Black Flag começaram no mesmo ano e lançaram "Nervous Breakdown" na mesma altura, mas os testemunhos da época contam que os Middle Class lhes são anteriores e que o próprio Keith Morris era um habituée nos concertos e que chegou a confidenciar aos MC que ele próprio estava a começar uma banda... eram os Black Flag!

Na Europa, os primeiros a tocar hardcore foram uns senhores da Suécia de nome Rude Kids.  Também começaram em 76/77 e em 1978 viram a Polydor lançar o seu primeiro single "Raggare is a bunch of motherfuckers" que vendeu cerca de 5000 cópias e que ainda hoje é considerado um clássico. Mas isso é tema para outras núpcias.

Por fim, resta acrescentar que os Middle Class ainda em 1980 lançaram outro EP, de nome "Scavenged Luxury" que continha o clássico "A Blueprint For Joy". Também composto por 4 temas... mas desta vez num registo mais punk-rock clássico americano. O Lado A, para além do referido tema, tinha ainda "Home Is Where". As duas músicas eram na mesma linha... punk rock com as guitarras mais limpas típicas do punk de OC, mas mantendo agerssividade, mas com muito mais melodia que o registo anterior. Quem ouvia mais tarde TSOL ou Shattered Faith percebe de onde vinha alguma da inspiração, porque as semelhanças existem mesmo!

No Lado B temos "Last Touch" e "Introductory Rites", na mesma linha que o Lado A. Punk Rock já distanciado do que tínhamos ouvido em "Out Of Vogue". No entanto, devo acrescentar que estes 4 temas são bons temas que em nada beliscam a boa reputação dos Middle Class.



Em 1982 ano sai o LP “Homeland” que já entra claramente no post-punk (Wire, Bauhaus e Damned da fase do Black Album misturados). É um disco muito difícil de encontrar até porque não tenho conhecimento de qualquer re-edição.



No entanto, para quem realmente quer ouvir o hardcore punk desta excelente banda, existe uma compilação "A Blueprint For Joy" que para além dos dois EPs tem ainda temas de demos e ao vivo. Vale a pena porque se encontra facilmente pela internet esta compilação e pode-se testemunhar o porquê dos Middle Class terem sido das bandas mais influentes da cena punk e hardcore californiana. Não só porque foram pioneiros, mas porque tinham realmente qualidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário