terça-feira, 17 de maio de 2011

Dave Goodman e Business Unusual

Em 1978 a famosa editora Cherry Red Records editou um 12 polegadas que compilava várias bandas do movimento punk/new wave que explodia um pouco por toda a grã-bertanha na altura.

Os Pistols já tinham feito sucesso com o seu clássico "Nevermind The Bollocks", os Damned já tinham dois discos nas ruas, os Clash também já tinham atingido algum sucesso e o punk britânico preparava-se para ser mais um movimento musical "engolido" pelas grandes editoras.



No entanto, editoras como a Cherry Red e outras continuavam a mostrar certas "pérolas perdidas" ou não tão conhecidas do grande público.

Este LP tinha 14 músicas, a saber:

UK Subs - C.I.D.
Leyton Buzzards - 19 And Mad
The Outcasts - Just Another Teenage Rebel
Dave Goodman & Friends - Justifiable Homicide
The Outsiders - Consequences
The Record Players - M.O.R.
Vice Creems - 01-01-212
The Dole - New Wave Love
The Tights - China's Eternal
Skunks - Good From The Bad
Thomas Leer - Private Plane
Robert Rental - A.C.C.
Throbbing Gristle - United
Cabaret Voltaire - Do The Mussolini

Este LP consegue-se dividir claramente em dois discos distintos... o lado A claramente mais punk rock clássico. Tinha os UK Subs, os Outsiders, os Outcasts e, especialmente, o Dave Goodman (já lá vamos...). O Lado B era mais post-punk e new wave. Destaque para o grande tema dos Dole, o agora clássico "New Wave Love".



Tenho este disco há vários anos e há outros tantos que não o oiço... até ontem.

Fui comprar discos ao spot habitual e entre vários singles/ep's que entraram directamente para a colecção veio uma pérola incluída nesta compilação... o single do Dave Goodman com os seus "amigos"... "Justifiable Homicide".

Quem ouve o single pensa "isto soa-me a qualquer coisa familiar"... sim, é natural... porque na guitarra temos um tal de Steve Jones e na bateria um tal de Paul Cook. Este single parece a fase final de Pistols (Silly Thing, Lonely Boy), ou Professionals, mas mais glam, com toques à Mott The Hoople ou New York Dolls.




O Lado B, "Take Down Your Fences", segue na mesma linha.

Este single é um "must-have" para fãs de Pistols e/ou Professionals.

Eu sei que tenho um grande disco em casa e valeu cada cêntimo que custou!

1 comentário:

  1. Uma das melhores colectaneas Punk/new wave editadas em Portugal, acho que o album foi licenciado pela warm rec a Nova. O lado do Punk é só coisas boas, Vice Creems,Dole, Outcasts,Outsiders.. do outro lado só gosto dos Skunks,o resto perde-se muito no synth-post punk.

    ResponderEliminar