quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Flipside Magazine - O DVD (Best Of, Volume 1)

Para quem não sabe a cena punk americana teve várias revistas e fanzines de suporte. Algumas duraram anos e tiveram uma importância capital, outras nem por isso.

O destaque, naturalmente, vai para a Maximum Rock'n'Roll e para a Flipside.

A Flipside foi criada em 1977 e acabou por ser muito mais que uma revista. Foi também editora, lançou vídeos e fez festivais, para além de relatar tudo o que se passava na cena americana (e não só), com excelentes artigos de opinião.

A Flipside encerrava fileiras em 2000. Pode não ter alcançado o reconhecimento mediático da Maximum Rock'n'Roll, mas sem dúvida que o seu papel não deixou de ser importante.

Durante estes 23 anos de existência foram vários os VHS que a Flipside lançou, especialmente nos anos 80, tendo mais tarde compilado concertos inteiros, como que um Best Of dos vídeos anteriormente lançados. Alguns volumes foram:

- Volume 1 - Circle Jerks e Bad Religion ao vivo em 84/85;
- Volume 2 - Minor Threat e Minutemen ao vivo em 83:
- Volume 3 - DOA e Dead Kennedys ao vivo em 84;
- Volume 4 - The Dicks e MDC ao vivo em 84;
- Volume 5 - Youth Brigade e 7 Seconds ao vivo em 83:
- Volume 6 - The Dickies e Weirdos
- Volume 7 - UK Subs e Subhumans (UK)
...

Estes VHS ainda se encontram à venda pelos e-bays e até pelos Amazon. Foram lançados nos anos 90 com filmagens raras dos anos 80. São um documentário excelente. Eu próprio tinha o Volume 1 (ORIGINAL!!), mas emprestei-o há uns valentes anos e nunca mais me devolveram...

Felizmente começam agora a sair as edições em DVD. A primeira delas junta o Volume 1 e o 6... ou seja, num DVD de duas horas podemos ver Bad Religion, Circle Jerks (num concerto do outro mundo), Dickies e Weirdos ao vivo, com qualidade e num testemunho de inegável valor histórico.

Se quiserem perder duas horas da vossa vida a perceberem se devem ou não comprar o DVD (que até é barato), aqui está o link do youtube onde podem ver as quatro actuações na íntegra!!


Também pelo youtube existem outros vídeos retirados dos VHS originais que podem fazer as delícias da malta que, como eu, delira com esta tipo de bandas. Deixo aqui alguns, bem como links interessantes sobre a Flipside Magazine.

Best Of Flipside VHS - Volume 2 - Minutemen e Minor Threat

1º VHS da Flipside - com vídeos de Social Distortion, TSOL, Black Flag, Circle Jerks...


 2º VHS da Flipside - com vídeos de Minor Threat, The Big Boys, Kraut, Dickies...



4º VHS da Flipside com especial de GBH 


5º VHS da Flipside com vídeos de Pariah, Vagina Dentata, Heart Attack, UK Subs...


8º VHS da Flipside com vídeos de Plain Wrap, Circle Jerks, Agnostic Front...


10º VHS da Flipside com vídeos de Government Issue, Corrosion Of Conformity, 7 Seconds, Necros...





 

Sem comentários:

Enviar um comentário