segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Guel, Guillul e o Comboio Fantasma

Bom, li há pouco tempo pelo facebook de alguns amigos que saía hoje o 1º disco dos Lacraus. Para quem não sabe, os Lacraus são uma banda da editora Flor Caveira, que ultimamente tanto destaque tem tido nas rádios, blogs, jornais e afins.

Confesso que dos Lacraus pouco conheço. Ouvi, há uns tempos, uma ou outra música algures no saudoso myspace.

Mas porque é que eu falo dos Lacraus? Ora bem... 50% da banda fazia parte de uma das bandas que mais gostei de ver e ouvir aqui no burgo neste 21º Século: Guel, Guillul e o Comboio Fantasma.

Ora... dos Lacraus fazem parte tanto o Guel como o Guillul. Os Comboio Fantasma juntavam a esta dupla de guitarristas/vocalistas Lipe (bateria) e Leut (baixo e órgão).

Lipe é nada mais nada menos que o actual guitarrista e vocalista dos Pontos Negros. Nos Comboio Fantasma era o miúdo de 16 anos que lhe dava bem na bateria.

Leut fez e participou nos Cindy Kat, banda que contava nas suas fileiras com Paulo Abelho e Pedro Oliveira da Sétima Legião.

Tomei conhecimento dos Comboio Fantasma no longínquo ano 2000, no mirc (sim!). Acabei por travar conhecimento com a rapaziada e segui de perto a evolução da banda.

Tinham acabado de gravar o 1º cd (maquete?) e, ainda me lembro... encontrámo-nos no Centro Comercial da Portugália para, entre cervejas e conversas, me darem o tal cd.

Eram 10 músicas algures entre o hardcore clássico e o punk à Ramones. A gravação era “lo-fi” a soar às bandas que na altura andavam muito em voga (Reatards e Oblivians, por aí), algo que não era de todo propositado, mas que dava uma agressividade extra a este CD.



O CD começava com “Confusão” e remetia-me logo para um som à Bad Brains. Depois continuava com “Dá-Me Gasolina” que parecia saído do It's Alive dos Ramones. Destaque ainda para os dois temas mais orelhudos... “Princesa Com Uma Afro Dourada” (ahahaha ainda hoje acho este título fantástico!!) e o clássico “Queluz Está a Arder”.

Em 2002 saíu um 2º CD que tinha, desta feita, mais 6 temas, novamente entre o hardcore, o punk rock, mas já com mais toques de rock, chamemos-lhe, generalista. Deste 2º CD (que se bem me lembro chamava-se “Lutero e Variações”), saiu aquele que, para mim, era o tema mais marcante dos Comboio Fantasma... “Tens Um 666 Escrito Na Testa”, essencialmente porque fazia lembrar uns Motörhead (sim!!). De resto, o CD tinha ainda os temas “Música de Preto”, “Exclusivismo Punk”, “Eram Três” e uma versão bastante calma do tema de António Variações, “Estou Além”.



Este CD seria “re-editado” mais tarde com algumas adições.

Julgo que em 2003 saiu mais um CD dos Comboio Fantasma, homónimo, que incluía os temas “Rádio Estéril”, “Ela Só Vê a Éme-Tê-Vê”, “Tocamos Roque Enrole”, “Deixa Rolar” ou “João Calvino”. O Hardcore já mal se ouvia, o punk também já só servia de referência, este era essencialmente um disco mais rock'n'roll clássico.

Pouco depois acho que a banda acabou.

Ensaiavam (e gravavam) na cave da Igreja Baptista de Queluz, onde chegaram a tocar ao vivo. Cheguei a ver lá um ensaio algures em 2002/2003.

Também vi um dos pouquíssimos concertos que deram, num bar ali para os lados de Alvalade.

Era uma banda de facto peculiar, em todos os sentidos. Faziam da religião e rock'n'roll uma mistura curiosa. Abordavam os temas de forma tão desprendida como ao mesmo tempo engraçada. Acima de tudo eram uma banda bem disposta, sem grandes pretenciosismos.

A história da Flor Caveira entretanto já foi relatada em sites, rádios e até na wikipédia.

Eu, não a vi nascer, mas certamente acompanhei a sua adolescência.

E admito que tenho saudades desses tempos.

Um dia, ia eu pelo metro, encontrei o Leut. Disse-me que para comemorar os 10 anos de Guel Guillul e o Comboio Fantasma iam lançar um tributo à banda em 2010 ou 2011. Nunca tomei conhecimento que isso tivesse saído.

É pena, seria engraçado, mas provavelmente ainda vão a tempo de tratar disso (se é que não o estão a fazer). Assim como seria engraçado um dia, nem que fosse por uma única ocasião, voltar a ver Comboio Fantasma ao vivo e estar na linha da frente a cantar os temas que tanto gozo me deram ouvir á 10 anos atrás...

Sem comentários:

Enviar um comentário