quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Rebellion Festival - Dia 4

Ora pois chegámos ao ultimo dia do festival.

Os pés já doíam, o cansaço acumulado já era muito, mas o cartaz não permitia quaisquer tipo de veleidades... hoje era mais um dia com uma grande mão cheia de bandas...

Acabei por perder cinco concertos que queria ver - Red Alert, Sick On the Bus, Jello Biafra, ATV e Lurkers...

Neste dia a minha preferência foi por ver os concertos na íntegra e não andar constantemente de um lado para o outro para apanhar meia hora deste, 40 minutos daquele e afins... outras bandas estavam simplesmente sobrepostas.

Por isso, assentei arraiais no palco principal (Empress Ballroom) desde as 16h30 e de lá só saí para ir ao bar, fumar e ao WC...

Os primeiros a entrar em palco foram os "local heroes"... Goldblade. Era uma banda que tinha curiosidade para ver ao vivo e não defraudaram. Punk rock com atitude e tomates no sítio. Tocaram músicas que já conhecia (Psycho, All We Got Is Rebel Songs...), fizeram um tributo à falecida Poly Styrene (X-Ray Spex), enchendo o palco de mulheres para ajudarem a cantar "Oh Bondage Up Yours" e terminaram com chave de ouro com o clássico que deu nome ao 1º álbum... "Do You Believe In The Power Of RocknRoll". Um concerto muito bem conseguido.

Em seguida entrou em palco Glen Matlock com os seus Philistines. Entre covers de Sex Pistols, Rich Kids, Monkees (o clássico Stepping Stone) e músicas do próprio... o baixista da formação original dos Pistols presenteou a rapaziada com um Rock'n'Roll misturado com Power-Pop de segunda divisão, bem tocado mas sem grande originalidade nem grande interesse. Foi um concerto giro de se ver, especialmente porque eram 5 e meia da tarde, pouca gente e deu para ver mesmo lá à frente descansadinho, mas pouco mais do que isso.

Ora... às 18h40 entravam em palco uma das bandas mais aguardadas pela minha pessoa... The Outcasts. Uma das bandas clássicas da Irlanda, reuniam-se pela primeira vez desde há alguns anos...  e ainda bem! Excelente concerto!! Abriram com o clássico "Self Conscious Over You" e continuaram durante mais de 40 minutos a lançar clássicos como "You're a Disease" ou "Just Another Teenage Rebel". Terminaram em grande com "The Cops Are Coming" naquele que foi dos melhores concertos do dia. Muito bom!

Seguiram-se os UK Subs. Compreensivelmente, uma das bandas mais respeitadas no seio do punk londrino, subiram ao palco e abriram com o grande tema "Endangered Species, seguindo-se um rol de temas como "Kicks", "Down At The Farm", "Riot" e terminaram com "Warhead". Claro que voltaram para o encore que contou com "CID", "I Live In A Car" e "Stranglehold". Boa prestação dos UK Subs, mas aquém daquilo que já os vi fazer em Almada há um par de anos atrás...

Às 21h15 começava o concerto da noite (para mim)... subiam ao palco os Slaughter & The Dogs para interpretar, na íntegra, o seu álbum "Do It Dog Style". Ok... tendo em conta que é dos meus álbuns preferidos e daqueles que me acompanham há mais de uma década, não podia estar mais ansioso. E claro... começar um concerto com o mega-clássico "Where Have All The Boot Boys Gone" é de deixar logo qualquer um rendido. Pogo do princípio ao fim, numa actuação brutal dos ingleses.


Destaque para a grande adesão do público em "Boston Babies" e também em "You're A Bore", "Quick Joey Small" e "We Don't Care". Depois de terminado o álbum, a banda saíu e voltou para um encore que foi nada mais nada menos que "The Bith" e "Cranked Up Really High" (o 1º single!!). E foi uma maneira brutal de terminar o concerto, com toda a gente a cantar, a pular, a dançar... num ambiente único de um concerto simplesmente fantástico!!


Slaughter & The Dogs

Faltava só mais um concerto e era hora de ir para casa...

Mas o concerto que faltava eram os Adicts e eram uma banda que eu também queria (bastante!!) ver.

E foi exactamente aquilo que esperava deles... clássico atrás de clássico num ambiente divertido. O vocalista, Monkey, soube agarrar o público com os seus "truques de magia" e de "circo", deixando todos os presentes com um sorriso nos lábios, enquanto nos presentava com temas como "Let' Go", "Chinese Takeaway", "Who Split My Beer", "Viva La Revolution" (e a sala quase vinha abaixo!), "Joker In The Pack". Terminaram, em grande, com o hino "You'll Never Walk Alone" e, mais uma vez, toda a gente ergueu o punho e cantou enquanto fitinhas, balões, confetis e afins voavam pela sala... Quem diz que o punk rock não pode ser alegre?

The Adicts

Ora, terminados os Adicts, era hora de voltar para o hotel e no dia a seguir deixar Blackpool...


No entanto, com Zero Boys, DOA e SNFU já confirmados para o Rebellion Festival de 2012, parece que é cada vez mais provável regressar.


Foram 4 dias cansativos, mas certamente inesquecíveis.

Sem comentários:

Enviar um comentário