terça-feira, 20 de setembro de 2011

New Race - Quando Detroit invadiu a Austrália



Hoje vou escrever um pouco sobre uma das bandas (não gosto do termo "projecto", aplicado a bandas musicais, mas se calhar aqui seria mesmo o termo ideal) que menos duração teve, mas que conseguiu causar um impacto significativo, especialmente em termos históricos.

Estávamos em 1981 e os Radio Birdman estavam a acabar. Um dos guitarristas desta que foi, sem qualquer dúvida, uma das bandas mais importantes da cena punk australiana (se não a mais importante... a par dos Saints), era um senhor chamado Deniz Tek. Deniz, nasceu em Detroit e emigrou na década de 70 para a Australia.

Qual a importância disto? Aparentemente nenhuma... mas sim, tem importância!

Eu tenho sempre defendido que a cena punk australiana dos anos 70 (e mesmo a de 80s) é aquela que mais próxima fica do High Energy de Detroit, personificado pelos Stooges, MC5, entre outras...

Se a cena punk americana se torna mais violenta (em termos musicais e não só), bebendo da energia de Detroit e levando-a para outro patamar... se a cena punk inglesa é muito mais baseada no rock mais "garage" e nas bandas da brittish explosion dos 60s (Small Faces, The Who...)... a cena Australiana descende directamente da cena de Detroit e é a que menos lhe toca.

E muita da culpa disso é deste senhor... Deniz Tek e dos seus Radio Birdman.

Esta introdução serve para explicar o porquê da importância dos New Race.


Os New Race eram  uma espécie de "all star band" formada por três membros que seguiram directamente dos Radio Birman:

- Deniz Tek (guitarra)
- Rob Younger (voz)
- Warwick Gilbert (baixo)

Quem completava o quinteto? Nada mais nada menos que dois convidados especiais directamente da terra natal de Tek...

- Ron Asheton (guitarra)
- Denis Thompson (bateria)

Deveriam dispensar apresentações, mas estamos a falar do guitarrista dos Stooges e do baterista de MC5, respectivamente.

A banda estava formada e juntava o melhor do punk australiano com o High Energy de Detroit, com os melhores intervenientes directos possíveis.

Duraram apenas uma tournée, feita à base de concertos em salas pequenas (mas apinhadas) na Austrália e lançaram apenas um disco, ao vivo, de nome "The First and The Last".

Capa da edição original australiana - lançada em 1982


Pode ser um álbum ao vivo, mas foi muito trabalhado em estúdio (misturas e overdubs são evidentes) e é um disco de qualidade e de importância história notável!

Para quem gosta de Stooges, MC5 e do punk australiano inicial tem aqui um disco obrigatório!

O tracklist é interessante... mistura temas originais com versões de Radio Birdman, de MC5 e de Destroy All Monsters (banda onde Ron Asheton era também guitarrista).

Existe uma re-edição em Cd (2002 - Total Energy Records) que contém mais duas músicas (entre elas a versão de Stooges - "Loose", directamente do álbum Funhouse), mas sinceramente nunca a vi à venda (nem pela net), por isso não me vou alongar muito mais sobre ela.

Capa da re-edição de 2002 da Total Energy com 12 temas


Existem outros registos discográficos dos New Race, mas nada oficial, tudo bootlegs (alguns de muito má qualidade sonora!!).

Por isso digo que este disco é obrigatório. Há re-edições em vinil, em cd (porque o original é raro e um tanto ao quanto caro), por isso é só procurar pelos sítios do costume, porque vale mesmo a pena).



New Race - November 22, 1963 (cover de Destroy All Monsters)



New Race - Looking at You (cover de MC5)




New Race - Crying Sun (cover de Radio Birdman)


New Race - Alone In The Endzone (cover de Radio Birdman)

Sem comentários:

Enviar um comentário