sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Rebellion Festival - Dia 3

Sábado!!

Bastava olhar para o cartaz e ver o que de bom hoje havia para ver...

Admito que ainda tentei acordar cedo e ir para o recinto ao meio dia porque pouco depois tocavam os Rat City Riot, banda com a qual já dividi o palco, mas acabei por deixar isso... e ficar a descansar mais um bocado.

Então, a primeira banda do dia foram os clássicos 999, no palco principal às 15h40. E que maneira de começar o dia... a banda de Nick Cash foi simplesmente brilhante! Grande concerto. Uma força de guitarras impressionante, uma voz sempre no sítio e o baixista (Arturo, dos Lurkers) sempre a manter a secção rítmica impecável. Os clássicos foram todos tocados... destaque para "Homicide", "Nasty Nasty", "Feeling Alright With The Crew" e "Inside Out". O concerto foi tão bom que obrigou a banda a 2 encores e a organização a ligar de novo os amplificadores que já estavam desligados para preparar a banda seguinte. Um dos encores foi com "My Street Stinks".

Isto só mostra como os 999 ganharam o público com o seu rock com uma grande veia punk e honestidade. A banda que até agora participou em todos os Holidays In The Sun / Rebellion Fest mostrou que está para lavar e durar. Impressionante!

999

Depois do 999 foi hora de ir comer qualquer coisa porque depois não haveria mais tempo para nada. Eram 18h20 quando, na Arena, entraram em palco os London. A banda que lançou o LP Animal Games, apresentou-se num concerto mediano. Daqueles concertos que foi giro, mas nada de especial. Deixaram de fora os temas do single... a cover de "Friday On My Mind" e "Siouxsie Sue". Basearam o seu set no Animal Games e conseguiram uma prestação razoável.

Na mesma sala, menos de uma hora depois entraram em palco os Splodgenessabounds. Tocaram o seu street punk e fizeram-no bem. A sala, que estava menos de meia nos London, ficou bem mais cheia agora. O público aderiu bem e o concerto foi melhor que o de London (mas ainda assim nada do outro Mundo).

Às 20h10, já na sala principal, entraram em palco The Boys. Concertão!!! Embora os 999 tenham estado mesmo muito bem, os The Boys conseguiram superar a actuação dos rapazes do Nick Cash. Entrou directamente para o Top 3 de concertos do festival. Energia, intensidade e muito rock'n'roll foram os ingredientes deste concerto.

Os clássicos sucediam-se um atrás do outro... "Sick On You", "Terminal Love", "I Don't Care", "Brickfield Nights" e obviamente "First Time" foram interpretados de forma soberba pela banda londrina, que provou ser das melhores bandas punk rock ainda em actividade.

Depois vinha o grande problema da noite... às 21h30 entravam em palco os Dickies. E entraram de rompante, a tocar os clássicos dos primeiros discos... "Banana Splits" e "Nights In White Satin" abriram o set. Seguiram-se mais duas músicas da fase inicial... mas o relógio não permitia ficar mais tempo. O concerto estava a ser mesmo bom.

O problema é que 22h00 começavam os Newtown Neurotics. E essa era uma banda que eu não podia perder. Começaram mesmo à hora (pontualidade britânica) e começaram com "Wake Up". Quando terminou a primeira música, Steve Drewett informava que o set desta noite era o LP "Beggars Can Be Choosers" (de 1983) de uma ponta à outra.

Mais feliz não podia ficar! Seguiu-se "The Mess" e  começava a ficar decepcionado. A voz de Drewitt desafinava aqui e ali (de forma notória!!)... Só que depois entrou num trio de músicas que me deixou completamente aterrado (no melhor sentido possível)... "Get Up And Fight", "No Respect" e "Agony" foram tocados na perfeição e embalou a banda para um concerto excelente. Não ao nível dos The Boys, mas claramente ao nível de 999. O público todo cantava as músicas, o ambiente era simplesmente fantástico e os clássicos continuavam a suceder-se. A fechar, a cover dos Members com a letra alterada... "Living With Unemployment" foi provavelmente o momento mais alto de todo o festival. Não só porque a letra continua actual (ou se calhar, mais do que nunca) - o que lhe deu uma carga emocional brutal - como os próprios coros o permitem. Momento de antologia, sem dúvida!

Newtown Neurotics

 A banda que se seguia era Church Of Confidence. A banda vem de Berlim e tem já uma discografia que engloba 5 álbuns de originais. Conheci-os quando estavam na editora alemã People Like You. Desde então que acompanho a sua carreira.

Lançaram no ano passado o seu 5º LP de nome "Takin' Over" e começaram com os 3 temas que abrem o mais recente lançamento... "Rejected", "Hey Ho Let's Go" e "Call Of The Wild". Seguiram-se os temas antigos... desde "Teaching The Children How To Play The Blues" até "Livin' On Crime", passando pela cover de Zero Boys "Civilazion's Dying" e terminando com "West Berlin", os Church Of Confidence deram um excelente concerto punk rock'n'roll influenciado por Social Distortion, Ramones e Motorhead. Destaque para a participação de TV Smith (The Adverts) no tema "Only One Flavour", composto pelo birtânico e que entrou num álbum de originais dos COC. Muito bom concerto dos alemães que mostraram estar em grande forma.

Quando terminaram os alemães, era perto da meia-noite e era altura de beber mais uma cerveja e ir até à Empress Ballroom ver os Cock Sparrer, a banda que mais gente trouxe ao festival. A sala estava completamente cheia (e é bem grande). Começaram atrasados, mas começaram (como sempre) com o clássico "Riot Squad". A adesão do público foi simplesmente fantástica. Os refrões foram cantados por praticamente toda a gente.

Os Cock Sparrer já habituaram toda a gente a concertos muito bons e este não foi excepção. Não vi até ao fim, mas ainda ouvi clássicos como "What's It Like To Be Old", "Working" e "Watch Your Back", que causaram a verdadeira loucura na sala.

No entanto, não deu para ver tudo... porque na sala ao lado (Arena) meia-hora depois do começo de Cock Sparrer tocava Eddie and The Hot Rods.

Não vi o início da banda (ainda estava nos Cock Sparrer), mas vi o concerto praticamente todo (e ainda bem). Muito bem conseguido... pub-rock e punk misturados num desfilar de grandes temas... "Quit This Town" ou "Do Anything You Wanna Do" foram temas que se puderam ouvir durante o concerto. No final, uma série de várias covers... incluíndo "The Kids Are Alright", "Gloria", "Get Out Of Denver" e "Born To Be Wild". A noite de sábado foi assim fechada com chave de ouro.

Que grande dia este!!

Sem comentários:

Enviar um comentário