segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Spent Idols - KBD em plenos anos 90

Os anos 90 e o início deste novo milénio foram marcados pelo aparecimento de imensas bandas punk-rock'n'roll, garage-punk e muitas bandas que voltaram a pegar numa sonoridade mais obscura do punk e trouxeram-na de novo às bocas do Mundo.

Na Suécia apareciam que nem cogumelos bandas que misturavam o punk dos 70s com o glam ou com o high-energy. Na América o Garage Punk teve um revivalismo brutal.

Foram várias as bandas de destaque, mas hoje lembrei-me de uma das que mais gostei: The Spent Idols.

O que é que os Spent Idols tinham de diferente das restantes bandas que surgiam por todo o Mundo? Para mim, a crueza e a genuinidade que o punk originalmente teve. Eram agressivos no som, na aparência e, rezam as crónicas, nos concertos.

O som era claramente Killed By Death. Lembravam aquelas bandas que praticamente ninguém conhecia na altura, com as guitarras estridentes e a bateria agressiva... do género dos Hollywood Squares, Vox Pop, Detention, Stiphnoyds e outras bandas do género.

Se quiserem uma comparação com bandas mais conhecidas, tinham um som de guitarra à Pagans (mais mal tocado e mal produzido) e uma bateria à Fear. O vocalista, Mike Spent, era um misto de Darby Crash, GG Allin (fase Jabbers) e Stiv Bators... mas mais desafinado.

Sei o que estão a pensar... "porra se a banda não tocava nada de jeito e o vocalista ainda desafinava, porque é que este gajo diz bem dos Spent Idols"? Porque o punk-rock, meus amigos, não se consegue explicar. Meter uma rodela de 7 polegadas de vinil a tocar no gira-discos e simplesmente sentir uma cumplicidade, sentir que é genuíno, sem merdas nem floreados. Porra, os Spent Idols eram punk-rock a sério, in your face e caótico como este nunca devia ter deixado de ser.

Que eu saiba, lançaram cinco 7'', um Split, um Mini-LP e 2 álbuns, mais um Cd que reunia material de outros lançamentos.

Fizeram covers excelentes: "The Punk" (Cherry Vanilla) ou "Love Comes In Spurts" (Richard Hell) e tinham originais que marcaram muito a altura.

Quem ouviu a "I Don't Give a Fuck" uma vez nunca mais se esqueceu do refrão...

Os lançamentos não são fáceis de encontrar, mas ainda se arranjam pela internet.

A banda começou em 1993 deu o ultimo concerto em 1997. Depois, Mike Spent iria fazer os New York Whores, mas também estes não iriam durar muito tempo.

Li algures pela net que os Spent Idols entretanto regressaram mas não soube de nada, embora hajam vídeos na net de concertos em 2003. Encontrei agora o facebook do próprio Mike Spent e vou tentar tirar isso a limpo.

Enquanto isso, fiquem com estes vídeos que a mim me fazem recuar no tempo e erguer o punho a gritar... "isto é que é punk caralho!".





Sem comentários:

Enviar um comentário