segunda-feira, 26 de setembro de 2011

O Punk no Reino Unido - Afinal não está esquecido

Bom, recentemente estava a pensar cá para com os meus botões... "só escrevo praticamente sobre punk americano e australiano".

É um facto, os últimos anos da minha vida foram passados a ouvir (em doses industriais) punk americano.

Então e o punk europeu? E o punk mais mediático de todos... o britânico?

Bem, é certo que um pouco por toda a Europa, desde 1976/77 têm aparecido muitas e boas bandas de punk rock, mais ou menos conhecidas.

Na Bélgica apareceram os Kids, na Holanda os Ivy Green ou os Tits, na França os Gasoline ou os Telephone, na Jugoslávia os Pekinska Patka, na Suécia os Rude Kids, na Alemanha os PVC, em Espanha os Eskorbuto ou La Uvi, na Suiça os Bastards e os Nasal Boys, em Portugal os Aqui D'el Rock e por aí fora...

No entanto, foi no Reino Unido que o punk europeu teve o seu maior Boom!

"Então porque é que eu não escrevo mais sobre punk inglês"... pensei eu.

Há excelentes bandas saidas do Reino Unido. Algumas toda a gente conhece e parece óbvio que não vale a pena perder muito tempo a falar delas.

Buzzcocks, The Jam, Sex Pistols, The Clash, X-Ray Spex, The Stranglers, The Damned, ou Generation-X vêm em qualquer compilação de Punk/New Wave. Nem é preciso perceber muito do movimento para já ter ouvido estas bandas.

Para além destas bandas mais mediáticas, existem outras que também são bastante conhecidas (mais ainda depois da internet), que já atingiram também o estatuto de bandas de topo. Falo de Slaughter And The Dogs, Chelsea, The Boys, Eddie & The Hot Rods, UK Subs, Stiff Little Fingers...

Depois houve o aparecimento do Street Punk, do Oi!, da Geração de 82 e, novamente, o mediatismo voltou a acercar-se das bandas inglesas.

Bandas como Cock Sparrer, Cockney Rejects, The Partisans, GBH, Business, Exploited, Adicts, One Way System e afins apareceram um pouco por todo o Reino Unido, com mais ou menos sucesso.

Quero com isto dizer que o "culto underground" inglês acaba por ser muito mais conhecido que o de qualquer outro país.

No entanto, verdade seja dita, existem ainda várias pérolas por explorar nas terras da majestade.

Deixo alguns vídeos de Punk britânico que pessoalmente adoro e coloco ao nível do melhor punk que se fez na América.

Aqui vai:


The Drones - Lookalikes (clássica banda de Manchester. LP de 1977)


The Nipple Erectors (The Nips) - King Of The Bop (banda de Shane McGowan, que mais tarde iria formar os Pogues. Aqui num registo muito mais rock'n'roll)


Eddie & The Hot Rods - Quit This Town (aqui no Top Of The Pops, clássico do álbum Life On The Line de 1977. Os reis do Pub-Rock)


Rezillos - Flying Saucer Attack (segundo single da banda escocesa. Saíu pela Sire em Novembro de 77)


Slaughter & The Dogs - Dame To Blame (banda de manchester. Música tirada do LP "Do It Dog Style" de 1978. Um dos melhores LP's de sempre)


Action Pact - Suicide Bag (grande tema, single de 1982)


The Members - Sound Of The Suburbs (single de 1979 desta banda de Camberley)


The Ruts - Something That I Said (single de 1979 desta banda londrina)


The Insane - El Salvador (mais uma das bandas clássicas do UK82, directamente de Wigan)


Newtown Neurotics - Does Anyone Know Where The March Is (banda pop-punk de Inglaterra, aqui no seu LP de estreia, em 1983)


Satans Rats - You Make Me Sick (single de 1978)


Long Tall Shorty - Win Or Lose (mod revival. Single de 1981. Não eram só os The Jam a fazer bom Mod-Revival em Inglaterra)


ComScore
Tearjerkers - Fingers (clássico tema de uma excelente banda da Irlanda do Norte)

Sem comentários:

Enviar um comentário