segunda-feira, 23 de maio de 2011

Os descendentes dos Ramones - parte I

Durante anos foram várias as bandas que foram, de uma forma mais ou menos bem conseguida, tentando copiar a formula de sucesso dos Ramones. Quase todas sem sucesso.

Da Escandinávia saíram os Hymans, dos Estados Unidos os Queers e os Screeching Weasel e por aí fora.

No entanto, desde meados de 2000 (circa 2005) tenho reparado num número crescente de bandas que conseguem captar bem a essência "Ramónica" e fazer bons discos de rock com grandes influências de Ramones, mas que conseguem passar para lá dessa barreira, coisa que os supracitados antecessores não conseguiram.

Uma delas era italiana e chegou a tocar em Portugal. Eram os Cummies. Pop-punk com influências Killed By Death. Falo destes primeiro porque os vi ao vivo e conversei com o vocalista e mentor da banda. Ao vivo, metade do set era covers (The Kids, Circle Jerks, Vibrators e duas de... Ramones). Em estúdio, o som era um pop-punk com guitarras à Ramones, saltitante e 'catchy'.

No entanto, os "reis" neste tipo de som vêm da América e chamam-se The Briefs. Já contam com uma mão cheia de singles (destaque para o clássico "Poor and Weird") e 4 álbuns de originais, uma compilação com os singles e um DVD com a história da banda e com um Cd ao vivo como bónus. Assinaram com a Better Youth Organization (BYO), companhia discográfica do vocalista dos Youth Brigade. O som é claramente influenciado pelos Ramones, mas a veia KBD é óbvia, como se pode perceber pela cover da "Dead In The Suburbs" da clássica banda dos anos 70, Los Reactors.



Outra banda com algum nome dentro deste género são os Clorox Girls. Ao contrário do que o nome indica são 3 homens a fazerem punk rock e do bom. O nome da banda vem de uma música dos Redd Kross e as suas influências são claramente o punk americano. Para além dos Ramones (claro...), também se percebem influências dos Angry Samoans, Adolescents, e dos Dickies. Também são da BYO e contam já com 3 LP's a rodar no mercado.



Há relativamente pouco tempo fui também apresentado aos Mean Jeans. É a banda que menos conheço de todas estas. Mas conheço o suficiente para dizer que são realmente bons. São orelhudos, eficazes e, acima de tudo, fazem punk rock bom. A fórmula é simples... Ramones meets the Dickies.



Termino esta lista de bandas com aquela que, pessoalmente, mais gosto. Pensava que tinham acabado (e acabaram) mas percebi que estão para voltar aos concertos e, espero, às gravações. Falo dos Sleazies. De todas estas são claramente a banda mais agressiva, mais in your face. Têm um LP (Trite Ditties And Meaningless Crap) e um Single (Gonna Operate On Myself) e recomendo vivamente que procurem isto. O álbum saiu pela Pelado Records da Califórnia e é bom, muito bom. Nota-se as influências dos Ramones, Dickies, Angry Samoans e The Gears, mas vai para além disso... tem um toque do punk inglês que os faz diferentes.



Em breve mais bandas deste género que agora aparecem que nem cogumelos...

Sem comentários:

Enviar um comentário