quinta-feira, 14 de julho de 2011

Idols - Jerry Nolan e Arthur "Killer" Kane depois dos New York Dolls


Desengane-se que depois dos New York Dolls só o Syl Sylvain com os seus Criminals e o Johnny Thunders (com o Jerry Nolan ao seu lado) nos Heartbreakers é que conseguiram bons registos musicais.

Descobri há pouco tempo esta verdadeira pérola em formato 7 polegadas. Juntos estão Arthur Kane (Baxista) e Jerry Nolan (baterista), ambos ex-NY Dolls, a fazer punk rock'n'roll de grande qualidade.

As duas músicas que compõem este single seguem a mesma linha... parecem saídas directamente do "LAMF" dos Heartbreakers... Punk-Rock com muito Rock'n'Roll, com o baixo constantemente a deambular em escalas, a bateria directa e certinha e as guitarras em duelos constantes sempre no vermelho e bem estridentes.

No lado A temos "You", o tema mais forte do single, Heartbreakers puro! No lado B temos "Girl That I Love", um tema mais na linha dos Dolls, mas igualmente forte (faz lembrar o riff da "Looking For a Kiss").

O single encontra-se pela net com alguma dificuldade. Na ultima pesquisa que fiz, descobri-o aqui.

Resta acrescentar que as duas guitarras são ocupadas por Steve Dior e Barry Jones, os dois de Londres. De notar que, por esta altura (1977), os Heartbreakers estavam radicados em Inglaterra.

Estes dois guitarristas tinham tocado juntos num projecto de nome "Quickspurts" (diz-se que Keith Levene, depois dos Clash e antes dos PIL também lá tocou) e mais tarde fizeram os London Cowboys.

Quando os Quickspurts acabaram, Barry Jones fez uma tournée com The Boys. Já Steve Dior tinha uma irmã que namorava com... Jerry Nolan. Foi assim que surgiu esta banda. Nolan estava para sair dos Heartbreakers e a dupla de guitarras convidou-o para a bateria. E este aceitou.

Para o baixo entrou o antigo baixista dos Chelsea, Simon.

Foi este quarteto que iniciou os Idols (que chegaram a ser a banda de suporte do Sid Vicious). Foi com esta formação, que gravaram uma demo (que adorava ouvir!!).

Entretanto mudaram-se para Nova Iorque e o baixista Simon adoece e Jerry Nolan convida para o seu lugar Arthur "Killer" Kane.

É com esta formação que gravam o único registo oficial da banda, o referido single em 1979.

Seguiram-se vários concertos por NY e pela California e pouco depois a banda acaba (Walter Lure, dos Heartbreakers, chegou a tocar também nos Idols).


Quanto ao single, podem obter mais informações sobre ele, neste blog.


De referir que as duas músicas dos Idols entram na compilação Sons Of The Dolls, que para além dos Criminals (de Sylvain Sylvain), Killer Kane Band e dos Idols, tem também os Corpse Grinders (excelente single e 1º LP!!!) que contavam com Rick Rivets e Arthur Kane (ex- Dolls).



Sem comentários:

Enviar um comentário